Alguns tipos de porta-bebês

No mundo inteiro se usa “pedaço de pano” para carregar bebês. Para isso, se deu o nome de baby sling. Que nada mais é do que porta-bebês. Dentre os vários tipos de porta-bebês de tecido que existem, vou aqui dar um destaque aos mais conhecidos e utilizados.

Kepina:


A maneira de utilizar a kepina (tipóia em português) é bem parecida com a do sling. Ela consiste em um quadrado de tecido com cerca de 1,20m X 1,20m dobrado na diagonal, formando um triângulo. Para utilizar, basta dar um nó entre as duas extremidades do lado maior. Quando vestir e encaixar o bebê, é preciso passar a ponta que sobra pelo meio das perninhas dele, puxando para cima entre o corpo de quem usa e o do bebê. Para tirar o bebê da kepina, não é necessário desfazer o nó. Basta tirar a kepina por cima.

Wrap:
Este é um parente bem distante do sling. É uma faixa de tecido com cerca de 4m x 0,75m. Com ela, podem-se fazer vários tipos de amarrações. Mas é preciso alguma prática para conseguir utilizar.

Mei Tai:
Lembra o wrap. É um tecido em formato retangular usado nas costas do bebê. Nas pontas desse retângulo, são presas faixas de tecido compridas e é através delas que o bebê é amarrado. O mei tai também é conhecido em algumas culturas por Ojá d'Erê.


Sling:
Finalmente, o sling. Há o pouch sling e o sling de argolas.
Argolas - O sling de argolas é uma longa tira de pano que se prende ao corpo com argolas. Por um lado ele tem a vantagem de ser regulável, mas do outro lado existe a dificuldade em montar e utilizar (além de fazer mais volume). Ele tem normalmente 2m X 0,75m. Nele o bebê é levado como se estivesse em uma rede e há a possibilidade de alternar a posição (sentado, deitado, nas costas da mãe). As argolas podem ser de nylon ou de metal.

Pouch Sling - Já o pouch sling é, sem dúvidas, o tipo de sling mais simples e prático de usar, pois não possui amarrações. Normalmente é uma tira de pano costurada. Mais simples não é possível. Por ser tão simples, leve e fácil de usar, justifica que este tipo de porta-bebê de tecido seja o mais procurado pelo mundo afora. Porém, por ser um pano costurado (formando uma espécie de tubo), algumas pessoas podem sentir falta de ajustar o tamanho. E é por este motivo que a Carinho & Aconchego produz os pouch slings de velcro. Com o velcro há a possibilidade de ajustar o sling tanto à necessidade do bebê (eles crescem...) quanto à altura de quem vai utilizá-lo. As opções de posições para carregar o bebê são as mesmas que as de um sling de argolas, porém, pelo fato de possuir menos pano, o pouch sling ajusta melhor o bebê, principalmente quando ele ainda não tem controle sobre o pescoçinho.

Obs.: Para saber a fonte das imagens, é só clicar nelas.